Valor nutricional (por 100 gramas):
Calorias: 584 kcal
Gorduras: 51 g
Carboidratos: 20 g
Proteínas: 21 g
Cálcio: 78 mg
Ferro: 5,3 mg
Potássio: 645 mg
As sementes provêm do girassol (helianthus annuus), uma planta herbácea que pertence à família Asteraceae, nativa da América do Norte e Central.
E... que benefícios estas abençoadas sementinhas oferecem?
1. Melhoram o humor
São ricas em proteínas, contendo aminoácidos, incluindo triptofano. O triptofano é um precursor da serotonina, a hormona da felicidade.
2. Melhoram a fertilidade masculina
Contêm zinco, um mineral importante para a fertilidade masculina. Segundo a pesquisa, este mineral pode aumentar a quantidade de esperma e a qualidade destes. Aproximadamente 100 gramas de sementes de girassol contêm 5 mg de zinco.
3. Previnem problemas de gravidez
As sementes de girassol são uma rica fonte de ácido fólico, uma vitamina B necessária ao organismo para a divisão celular e para a produção de material genético. Também é muito importante durante a gravidez.
4. Ajudam a controlar o peso
O triptofano, presente nestas sementes, ajuda a controlar o peso, pois permite regular o apetite.
5. Melhoram a saúde do cabelo
Têm biotina, uma vitamina B necessária para metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas.
A ciência afirma que a biotina pode ajudar a melhorar a saúde do cabelo, que é feito a partir de proteínas.
6. Combatem infecções por fungos
As sementes de girassol podem ser uma arma secreta contra essas infecções desagradáveis. Segundo um estudo, 90,5% das pessoas que aplicaram óleo de girassol ozonizado duas vezes por dia durante três meses conseguiram erradicar completamente a infecção.
7. Melhoram a pele
A pele também se beneficia com este alimento, pois as sementes de girassol impedem que seque. O óleo melhora a hidratação, formando uma barreira protectora na pele e impedindo que a humidade escape.
8. Ajudam a dormir melhor
A dieta pode ter um efeito benéfico no estresse, e o mesmo ocorre quando se adormece. O triptofano, o aminoácido que participa da síntese da serotonina, também é essencial na síntese da melatonina, uma hormona que regula o sono.
9. Melhoram a saúde cardiovascular
Possuem nutrientes que podem ajudar a manter seu coração saudável, pois são uma óptima fonte de gorduras saudáveis e fitoesteróis benéficos. As gorduras ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e, junto com os fitoesteróis, diminuem o colesterol ruim.
10. Melhoram a saúde óssea
Este alimento é rico em cálcio e, portanto, melhora a saúde óssea. Os profissionais de saúde recomendam o consumo desse alimento quando as pessoas sofrem de descalcificação dos ossos.
Não espere mais para incluir estas sementes na sua vida diária!
Comentários
Enviar um comentário