Há uma pequena diferença entre as sementes douradas e as sementes castanhas. Algumas fontes indicam que a sua diferença de cor reside no momento em que são colhidas, sendo as sementes colhidas prematuramente mais claras, e as que foram deixadas na planta até muito depois de sua maturidade, acabam sendo mais escuras. E outras indicam que as sementes douradas são cultivadas nos E.E.U.U. e as castanhas na Canadá.
A principal diferença é muito subtil e reside no sabor, tendo as sementes douradas um sabor um pouco mais forte e intenso, em oposição às sementes castanhas que têm um sabor mais suave.
E as suas propriedades-bondades?
A verdade é que não diferem muito uma da outra, já que ambas são exemplo dos dons benditos que nos oferece a terra.
PROPRIEDADES
As sementes de linhaça caracterizam-se pelo seu teor de fibras e ácidos gordos Ómega 3 e Ómega 6. Estas gorduras têm muitos benefícios, entre os quais se destacam a redução do risco de sofrer de doenças cardiovasculares e diminuição dos níveis de colesterol.
Por outro lado, melhoraremos nosso trato intestinal e ajudaremos a manter estáveis os níveis de insulina em sangue graças à fibra.
Se somarmos a isso a presença de vitaminas B, C, E e K junto com diversos minerais, as propriedades que apresentam as sementes de linho são altamente benéficas.
BENEFÍCIOS
1. Ajudam a prevenir a constipação.
2. Útil para o tratamento de anomalias digestivas como gastrite, acidez, inflamação intestinal ou diverticulite.
3. Também protege as mucosas do aparelho urinário e serve para prevenir e tratar doenças como a cistite, a nefrite ou a uterite. Se tomarmos linho ajudaremos a combater a inflamação da bexiga, da uretra ou dos rins.
4. Com tem mucilagem e pectinas, duas substâncias que suavizam a pele, bem como componentes antibacterianos, por isso tem propriedades adequadas para a reparação, protecção e cuidado da pele. Serve para tratar: furúnculos e abcessos, eczemas, queimaduras, cataratas e queda de cabelo.
5. Igualmente, também ajuda a tratar as afecções do aparelho respiratório como a faringite ou as anginas.
6. Os alimentos ricos em ómega-3 ajudam a prevenir o cancro, especialmente o cancro da mama e o cancro do cólon.
7. Ajuda a reduzir o mau colesterol, a melhorar a circulação e a prevenir e dissolver coágulos sanguíneos.
8. Ao melhorar a circulação previne muitas doenças circulatórias como a arteriosclerose, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral, anginas de peito, etc.
9. Os ácidos ómega-3 produzem prostaglandinas PG3, substâncias que têm propriedades anti-inflamatórias, pelo que o linho é benéfico para tratar alguns sintomas da síndrome pré-menstrual.
10. Ajuda a perder peso graças à sua riqueza em fibras vegetais.
E então, não esperemos mais para incluir a linhaça na nossa dieta diária.
Bênçãos!🙏
Comentários
Enviar um comentário